Você Quer Ser Um Empreendedor? Então Prepara-se! (Parte 2)

Nessa segunda parte da nossa série sobre empreendedorismo queremos falar um pouco sobre uma questão que é fundamental para você que quer abrir sua empresa, que são as pessoas envolvidas.

Existe um provérbio africado que diz “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.” Não importa o tipo de negócio que você tem ou está planejando ter. Um negócio para ir longe precisa de pessoas.

socio

Um aspecto importante para se começar bem é saber escolher um sócio. Seu sócio será aquela pessoa que vai te ajudar a desenvolver seu negócio, vai conviver com você durante muito tempo e várias horas do dia, portanto saiba escolher bem essa pessoa. Um bom sócio te complementa, ou seja, ele tem qualidades que você não tem, ele deve ter habilidades que complementem seu negócio. E é claro deve ser alguém que você confie. Podemos comparar uma sociedade com um casamento. Vocês vão passar momentos bons e ruins, mas independente da situação ela deverá ser uma pessoa que estará ao seu lado. Escolher um sócio errado pode te custar muito caro, ou seja, pode te custa sua empresa.

hub-ed_colaboradores

Um segundo ponto de atenção com relação a pessoas no seu negócio está relacionada aos seus colaboradores. Ter bons colaboradores vai fazer com que seu negócio cresça. O grande desafio que todo empreendedor enfrenta é conseguir bons colaboradores. Para que você consiga atrair bons profissionais para a sua empresa é necessário que você tenha bem claro o seu propósito de vida. Políticas internas, Visão e missão da sua empresa quando aliadas ao seu propósito de vida acaba mobilizando as pessoas de uma forma poderosa. Saiba que um bom salário é importante, pelo menos para atrair boas pessoas mas não será somente um salário bom que vai manter seu colaborador feliz e motivado para trabalhar com você.

Você como empreendedor deve entender que fatores extra salário também devem ser atrativos na sua empresa. Você mantém uma política de premiação interessante? As pessoas na sua empresa são promovidas? Você estimula o crescimento profissional e pessoal na sua empresa? As pessoas se sentem motivadas ao chegar pra trabalhar? Você proporciona qualidade de vida para seus colaboradores? Perceba que são vários aspectos que envolve a permanência ou não de um bom colaborador na sua empresa. Fique atento a essas questões se você quer ter uma equipe vencedora trabalhando com você.

parcerias

Um terceiro ponto relacionado a seu negócio e que vai te trazer muitos bons frutos são suas parcerias. Você deve ter uma visão global dos seus negócios e ter uma clara visão do que seus concorrentes estão fazendo para que você saiba qual a melhor estratégia de parcerias traria melhor resultados para seu negócio.  A melhor maneira de conseguir parcerias é pensar sempre em como um outro negócio pode aumentar o seu faturamento sem concorrer com você, esse é um princípio básico, fazer parcerias onde um não concorra com o outro.

Um bom exemplo para que você entenda como essa parceria pode funcionar é imaginando que você seja dono de um Hotel, nele para trazer maior conforto e qualidade de serviço para seus clientes, você pode fechar uma parceria com uma empresa de táxi. Esses táxis estariam a disposição dos hóspedes, levando os mesmos a qualquer ponto da cidade. Nesse exemplo, ambas as empresas saem ganhando. Uma ajuda a outra e o negócio prospera.

Seja qual for o seu nicho de mercado sempre haverá pessoas envolvidas com o seu negócio. Quando você prioriza ter um bom sócio, bons colaboradores e ótimas parcerias você estará colocando o seu negócio em outro nível.

No próximo artigo falaremos das principais estratégias de negócios que você pode usar hoje para começar o seu negócio da maneira ideal.

Um forte abraço e até a próxima!

Você Quer Ser Um Empreendedor? Então Prepara-se! (Parte 2)
Gostou? Marque 5 Estrelas!

Elmar Oliveira

Elmar Ricardo é empreendedor Digital e Consultor BI, começou sua vida profissional estagiando construindo sistemas, passando a analista de Sistemas de Business Intelligence. Se especializou nas ferramentas SAP e trabalhou muitos anos como consultor na área de TI. Hoje o Autor é empreendedor digital atuando em alguns nichos específicos. Investidor e Empreendedor, ajuda várias pessoas com dicas sobre finanças e mudanças de MindSet para investimentos.

Website: http://www.investidorinteligente.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *