Você quer ser Empreendedor? Então Prepare-se! (Parte 1)

Hoje vamos começar uma série de artigos sobre Empreendedorismo. Vamos entender os princípios básicos que leva uma pessoa a ser empreendedora, os desafios, dificuldades, habilidade que se tem que desenvolver e estratégias de negócio. No artigo de hoje vamos entender os princípios que envolve a criação de um negócio próprio. Preparado para o primeiro artigo da série?

Que a situação financeira, econômica e política no nosso país não está bem isso é claro pra maioria dos brasileiros. Muitas pessoas estão sendo demitidas das empresas, muitos já estavam desempregados e estão buscando recolocação e formas de se manter e sustentar seus familiares, muitos estão enfrentando dificuldades. O cenário não é bom, e dentro desse contexto muitos que perderam o emprego e tem uma renda extra guardada, se arriscam no caminho do empreendedorismo. Ou talvez você não tenha perdido seu emprego mas sente que sua desmotivação com seu trabalho é grande, quando chega domingo a noite bate uma tristeza só em pensar em ter que começar a semana de uma forma da qual você a cada dia gosta menos. Talvez você sinta que o seu propósito não está mais naquilo que você faz, talvez a grande verdade é que você nunca gostou de ter um chefe, de ser cobrado e pressionado, de ter que andar em transporte público lotado, ou talvez você tenha entendido que existe outras formas de se ganhar a vida.

Encaro o empreendedorismo como algo fantástico, creio que devemos incentivar e fomentar em nossas crianças a criatividade desde cedo, mostrar que não existe apenas um caminho para o sucesso.  Hoje, desde criança somos treinados para tirar boas notas, fazer uma ótima faculdade, pós graduação e arrumar um excelente emprego em uma grande empresa. Nada de errado com isso mas será que só existe esse caminho? Creio que não, e o empreendedorismo te dá a possibilidade de lutar pelos seus sonhos, de ser criativo, de desenvolver habilidades que em outras circunstâncias seria muito difícil. A grande questão sobre o empreendedorismo é: Será que tenho o que é preciso para ser um empresário de sucesso?

Para que você seja bem sucedido empreendendo será necessário você desenvolver os seguintes pontos:

1 –  Entender o Mercado

topo-mercado-de-trabalho

Entender o Mercado vai ser útil pra você como empresário no sentido de que saberá exatamente o que deve fazer e como. Sem saber como  o mercado funciona dentro da sua área de atuação, você estará correndo sério risco de colocar o seu negócio em perigo.

Entenda o mercado, avalie quem são seus principais concorrentes, verifique o que seus concorrentes estão fazendo muito bem e o que estão fazendo de errado. Entender o mercado é mais do que  simplesmente você se colocar em uma posição competitiva e de vantagem sobre seus clientes mas é uma forma de manter o seu negócio sustentável.

2 – Escolher o Produto Certo

Tão importante quanto conhecer o mercado em que você vai atuar é saber o produto ou serviço que você vai oferecer aos seus clientes.  Estude previamente o perfil de seus clientes, saiba identificar seus gostos, desejos, sonhos, seus hábitos, faixa etária, enfim, tudo que possa te auxiliar a criar um produto adequado e que vá gerar interesse. Seu produto ou serviço deve ser compatível com o momento econômico do país.

3 –  Fazer um planejamento adequado

Print

Sem planejamento seu negócio tende a ser um fracasso. Tudo deve ser planejado, desde a forma como você vai atrair seus futuros clientes até o pós venda de seu serviço ou produto. Muitos candidatos a empreendedores acham que alugar ou comprar um espaço físico, comprar produtos e encher as prateleiras é o suficiente para garantir boas vendas. Lembre-se que seu negócio deve ser aberto com demandas para seus produtos ou serviços, em outras palavras você já tem que ter seu estoque praticamente vendido antes mesmo de abrir seu negócio. Parece loucura isso ? Mas não é. Essa é a maneira ideal de ter um negócio, seja ele digital ou não, sustentável.

4 – Atingir o ponto de equilíbrio o mais rápido possível

Contabilidade-de-Custos-Ponto-de-Equilíbrio

Todo empreendimento tem investimentos. Você vai gastar com o seu negócio, principalmente quando ele está no início. Esse investimento na maioria das vezes sai das economias que o empreendedor fez durante toda uma vida.

Para que você comece a ver seu negócio tomando vida e se sustentando, será necessário chegar ao ponto onde equilíbrio ou Breakeven Point. O ponto de equilíbrio é o momento em que despesas e receitas começam a se equilibrar nas finanças de uma empresa, ou seja, é o momento em que o empreendedor pára de “perder” dinheiro e passa a equilibrar seus números até o momento que seus indicadores demonstrem que a empresa já está dando lucro.

É importante você ter em mente que o empreendedorismo é um projeto de vida e que ao começar esse projeto ele deve ter o seu tempo de maturação, ou seja, há um tempo certo para que o negócio começe a ser lucrativo. Até lá o empreendedor deve ter outras fontes de renda para não depender exclusivamente de um negócio que está apenas começando.

Hoje, com o crescimento do marketing digital, há a possibilidade de você criar um negócio com baixo custo e risco bem pequeno. A forma de se fazer negócios está mudando, hoje um pequeno empresário tem a sua disposição recursos para preparar e alavancar seu negócio partindo de um público já qualificado.

No próximo artigo falaremos de um ponto muito importante para todo e qualquer empreendedor e empresa, as pessoas.

Até lá e um forte abraço!

Você quer ser Empreendedor? Então Prepare-se! (Parte 1)
Gostou? Marque 5 Estrelas!

Elmar Oliveira

Elmar Ricardo é empreendedor Digital e Consultor BI, começou sua vida profissional estagiando construindo sistemas, passando a analista de Sistemas de Business Intelligence. Se especializou nas ferramentas SAP e trabalhou muitos anos como consultor na área de TI. Hoje o Autor é empreendedor digital atuando em alguns nichos específicos. Investidor e Empreendedor, ajuda várias pessoas com dicas sobre finanças e mudanças de MindSet para investimentos.

Website: http://www.investidorinteligente.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *