Os 5 Erros Financeiros que Você Não Pode Cometer

Nós do Investidor Inteligente temos a missão de orientar e esclarecer a todos que tem dúvidas sobre investimentos, finanças pessoais e como se organizar de forma mais eficiente suas finanças para atingir objetivos de médio e longo prazo.

Boa parte da população brasileira ainda não sabe como se planejar financeiramente, erros básicos são cometidos ao longo de todo uma vida e como consequencia vemos pessoas vivendo uma vida abaixo daquilo que elas poderiam. Grande parte desses problemas com finanças vem em boa parte da sua relação com o dinheiro, daquilo que você aprende em relação ao dinheiro ao longo de sua vida. O fato é que se quisermos mudanças na nossa vida precisamos primeiro mudar a nossa forma de pensar, com relação ao dinheiro a coisa funciona exatamente da mesma forma.

No artigo de hoje vamos entender como hábitos ruins pode te prejudicar financeiramente ao longo de sua vida. Se você identificar algum deles na sua vida recomendo que mude ainda hoje, rumo a uma história de sucesso.

Quando falamos de erros comuns cometidos por maus hábitos financeiros vem logo a nossa cabeça os “Clássicos” comprar alguma coisa sem precisar, fazer prestações e mais prestações e assim queimar o limite do cartão de crédito, não fazer uma reserva para uma emergência e muitas outras coisas, mas além disso temos hábitos extremamente nocivos e que podem minar sua vida.

Os principais erros que podemos cometer contra nossa vida financeira são:

1 – Fazer uma “Contabilidade” mental de nossas finanças

contabilidade

Uma das piores coisas que você pode fazer é não registrar todos os seus gastos e ganhos em uma planilha por exemplo. Algumas pessoas simplesmente não controlam suas finanças, não sabem quanto está entrando de dinheiro em termos de receita e não sabe quantificar suas despesas. Se você não sabe quanto está gastando e pra onde está indo seu dinheiro fica muito difícil você se organizar de qualquer forma imaginável.

Tenha o controle total de suas finanças, monte uma planilha simples com suas despesas e receitas, se não sabe montar tal planilha na internet existem várias que você pode encontrar e utilizar para controlar suas finanças. Você pode encontrar uma planilha financeira para download lendo nosso artigo Como Economizar Ganhando Pouco.

2 – Jogar na Loteria

loterias-brasil1

Jogos de azar nunca foram e nunca serão um tipo de investimento. Boa parte da população brasileira sonha em ganhar alguns milhões apostando em jogos de Loteria e assim mudar a história de suas vidas.

Além de ser algo muito difícil de acontecer em termos de propabilidade o fato de você ganhar alguns milhões não significa necessariamente que sua vida irá mudar com isso. Talvez isso soe um pouco estranho pra você mas certamente você já ouviu ou leu sobre histórias de pessoas que ganharam, por exemplo, na mega sena, ficaram ricas de um dia para o outro e depois de algum tempo essas mesmas pessoas voltaram ao seu estado financeiro anterior, ou seja, perderam tudo que ganharam. Você já parou pra pensar no porque que isso acontece? Isso acontece porque essas pessoas não estavam preparadas mentalmente para a riqueza. Isso parece estranho né? Mas não é, antes de ser uma pessoa rica financeiramente você deve ser rico mentalmente, a sua mentalidade é a primeira coisa que deve ser transformada. Se você não souber administrar sua nova riqueza, não souber fazer o dinheiro trabalhar pra você, não souber multiplicar aquilo que recebeu não faz o menor sentido você ter riquezas.

Não invista seus recursos financeiros em jogos de azar, as chances de perda são muito maiores e dificilmente você terá algum tipo de benefício adotando esse tipo de prática.

3 –  Comprar Carro Zero em Prestações

carro

O único caso em que vale a pena comprar algum produto em prestações são aqueles que não se depreciam com o passar do tempo. Quando você compra um carro zero a partir do momento em que ele sai da concessionária já começa a se desvalorizar, e continua se desvalorizando com o passar do tempo. Não podemos considerar um automóvel como um ativo. Se você quer começar a mudar sua vida financeira e trilhar o caminho dos milionários comece a acumular ativos. Podemos entender ativos nesse contexto como sendo tudo aquilo que não se deprecia com o tempo e que vai te dar algum retorno financeiro futuramente.

Observe que o comportamento da população no geral é sempre comprar um carro mais novo e dividir essa compra em várias prestações. Esse comportamento se repete mesmo se a pessoa tem o dinheiro para comprar um carro mais simples a vista. Normalmente a pessoa faz a escolha por uma compra mais cara, faz uma entrada com o dinheiro disponível e divide o restante da dívida em várias prestações.

Comprar um automóvel a vista sempre é o mais indicado, além de você conseguir fugir dos juros ao longo das prestações, você tem um poder de negociação na compra muito grande.

4 – Adquirir Mais Passivos que Ativos

5_erros_mais_comuns_cometidos_por_empreendedores

Precisamos entender os conceitos que envolvem Passivos e Ativos. De uma forma bem básica e abstraindo um pouco os conceitos relacionados a contabilidade, podemos entender ativos como sendo tudo aquilo que vai gerar renda ou que se valoriza ao longo do tempo. Pessoas ricas dedicam suas vidas em acumular ativos. Como exemplo de ativos podemos citar, compra de imóveis para alugar, compra de ações e investimentos diversos entre outras coisas. Passivo é tudo aqui que faz com que você gaste dinheiro ou adquira alguma coisa que se desvalorize com o tempo. Na coluna dos passivos podemos colocar coisas como pagar aluguel, compra de eletrodomésticos, compra de um automóvel entre outros exemplos.

Para que você comece a chegar no nível de riqueza será necessário que sua coluna de ativos seja maior que a de passivos. Vale lembrar que o seu salário não é considerado um ativo. Ativos são rendimentos que não demande um esforço ou trabalho seu para que você ganhe. O ideal é que seus ativos seja suficiente para pagar todas as suas despesas sem que você tenha usar seu salário para isso. Quando você conseguir nesse ponto você estará mais próximo da riqueza do que imagina.

5 – Não Ter Reservas Financeiras para Saúde

A saúde pública do Brasil é algo muito precário, depender desse sistema para um atendimento médico é algo que pode te levar literalmente a morte. É aconselhável que você reserve parte dos seus recursos para a saúde, nunca se sabe que tipo de emergência poderemos estar sujeitos.

Ter um plano de saúde é algo básico é importante mas além disso julgo necessário você ter algum tipo de investimento focado para emergências com saúde, por exemplo, tenha um produto como uma ação ou um tesouro direto para economizar e fazer uma boa reserva.

O que Você Aprendeu Nesse Artigo?

Procure ter hábitos saudáveis com relação as suas finanças. Saiba que os hábitos ruins podem te levar a uma vida de escassez. Mude sua mentalidade e a fortaleça para que você alcance todo o sucesso desejado.

Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões.

Um forte abraço

Gostou? Marque 5 Estrelas!

Elmar Oliveira

Elmar Ricardo é empreendedor Digital e Consultor BI, começou sua vida profissional estagiando construindo sistemas, passando a analista de Sistemas de Business Intelligence. Se especializou nas ferramentas SAP e trabalhou muitos anos como consultor na área de TI. Hoje o Autor é empreendedor digital atuando em alguns nichos específicos. Investidor e Empreendedor, ajuda várias pessoas com dicas sobre finanças e mudanças de MindSet para investimentos.

Website: http://www.investidorinteligente.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *