Vale a Pena Realizar o Sonho da Casa Própria?

Essa é uma pergunta bem interessante pra ser respondida sob dois aspectos. Podemos analisar o sonho da casa própria através do aspecto financeiro e do aspecto profissional, mas calma vou explicar melhor. Não é nosso objetivo aqui fazer simulações nem cálculos complicados para demonstrar nada, quero apenas levar o leitor a reflexão do que seria melhor para sua vida pessoal e financeira.

O brasileiro passa boa parte de sua vida sonhando com a compra da casa própria, para muitos é uma realização pessoal enorme e um sonho a ser conquistado, e se o seu caso é esse não quero aqui falar nada ao contrário disso, se o seu sonho é ter uma casa própria lute por ele até conseguir. A sensação de estar pagando aluguel para muitos parece algo do tipo “Estou jogando dinheiro fora” mas isso vai depender muito da sua situação hoje.

Alugar Imóvel ou Comprar Financiado?

Sob o aspecto profissional se hoje você me perguntar qual é a melhor opção entre alugar ou comprar um imóvel eu te responderia… “depende”.  Você hoje é um profissional com menos de 30 anos? Solteiro? Então eu te diria pra aguardar um pouco mais antes de dar esse passo na sua vida, pelas seguintes razões:

1 – Você com menos de 30 anos ainda está com sua carreira em ascensão, podendo surgir oportunidades de negócios ou de empregos em outros estados ou até países. Se você tiver um imóvel financiado por exemplo já terá um problema pra resolver, poderá ficar mais preso ao local onde comprou o imóvel.

2 – Você pode ter a opção de já estar investimento na compra de um imóvel antes mesmo de comprar um, a idéia aqui é você fazer um investimento específico para a compra do imóvel e assim quando chegar o momento da compra, conseguir dar um boa entrada ou até mesmo comprar a vista. Casado e com filhos essa estratégia já seria um pouco mais difícil de ser implementada devido ao aumento de suas despesas em casa.

3 – Ao morar de aluguel você tem a possibilidade de viver mais perto do seu trabalho, melhorando sua qualidade de vida e reduzindo o tempo perdido com transportes.

4 – Ao morar de aluguel caso haja um problema com sua renda mensal você tem a possibilidade de morar em um lugar mais barato, da mesma forma o contrário, se tiver um aumento na sua renda mensal você poderá se mudar e viver em um lugar melhor.

alugar imóvel

Por outro lado se você já tem mais de 30 anos, está casado e por acaso tem filhos a sua realidade já se torna um pouco mais restrita e a sua forma de pensar deve mudar um pouco. Com a carreira estabilizada considerar fazer um financiamento é algo mais factível.  Dar esse passo importante na sua vida tem suas vantagens das quais destaco as seguintes razões:

1 – Financiar um imóvel vai te dar a impressão de morar em algo que é seu, digo impressão porque enquanto você estiver pagando na verdade o imóvel é do banco.

2 – Você tem mais liberdade para manter ou reformar seu imóvel da maneira que achar melhor

3 – Imóveis podem valorizar acima da inflação, principalmente quando o bairro valoriza, portanto encare seu imóvel como uma espécie de ativo, embora não seja.

4 – A compra do imóvel para muitos é uma forma de investimento forçado, algumas pessoas tem realmente dificuldades para fazer investimentos e guardar dinheiro, a melhor forma de se adquirir um patrimônio é encarar um financiamento e se forçar a pagar as prestações.

5 – Uma outra vantagem do financiamento é o uso do FGTS que poderá ser usado como entrada do imóvel ou usado para quitar o saldo devedor.

comprar financiado

Conclusão:

A compra de um imóvel geralmente é a despesa mais elevada que fazemos ao longo de nossas vidas, geralmente levando 30 anos pra pagar. Portanto antes de tomar essa decisão analise se isso poderá impactar sua vida pessoal e profissional de alguma forma. Se esse imóvel é financiado há sempre perdas financeiras em função dos juros que são cobrados. Pense e se planeje antes de tomar essa decisão. Evite fazer financiamentos muito longos ou cuja a entrada for bem pequena, nesses casos eu recomendaria investir o dinheiro durante algum tempo tendo como objetivo unicamente dar uma entrada maior no imóvel.

Um forte abraço!!!

Não se esqueça de deixar seus comentários.

Gostou? Marque 5 Estrelas!

Elmar Oliveira

Elmar Ricardo é empreendedor Digital e Consultor BI, começou sua vida profissional estagiando construindo sistemas, passando a analista de Sistemas de Business Intelligence. Se especializou nas ferramentas SAP e trabalhou muitos anos como consultor na área de TI. Hoje o Autor é empreendedor digital atuando em alguns nichos específicos. Investidor e Empreendedor, ajuda várias pessoas com dicas sobre finanças e mudanças de MindSet para investimentos.

Website: http://www.investidorinteligente.com.br

2 Comentários

  1. Excelente Artigo, estava procurando essas informações mais não encontrava, mais agora sim já sei o que vou fazer……

    Obrigado!

    • Obrigado Márcia. Fico feliz em saber que o artigo te ajudou de alguma forma. Conte sempre conosco.

      Um forte abraço e sucesso!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *