Os Principais Tipos de Investimentos Que Você Precisa Conhecer

Se você é um investidor iniciante certamente deve ficar meio perdido com a quantidade de investimentos que existem por aí. São tantas siglas, tantos termos técnicos que as vezes isso pode nos confundir bastante, mas calma, hoje vamos mostrar como você deve entender e analisar cada tipo de investimento para que você tome a melhor decisão sempre.

Caso esse seja o primeiro artigo sobre investimento e finanças pessoais que você está lendo no nosso site então eu te recomendo a leitura dos seguintes artigos:

Como Superar o Medo de Investir em Ações Mesmo Sendo Um Iniciante

Bolsa de Valores: A Importância de Diversificar sua Carteira

Quais são as características de um bom investidor?

Como Obter Sucesso na Bolsa de Valores

A primeira coisa que você precisa entender é que os investimentos se dividem em grandes grupos (investimento na forma de empréstimo remunerado, Títulos Públicos, CDB, Investimento em ações, entre outros) conhecer esses grupos vai te facilitar a vida e muito.

A segunda coisa não menos importante é entender o seu perfil de investidor, ou seja, você precisa saber exatamente o quanto está disposto a se arriscar com investimentos. Conhecer a sua tolerância a perdas é fundamental para que você trace a estratégia perfeita para ter ganhos consistentes e recorrentes com seus investimentos.

Se você não tem ideia do seu perfil faça o teste aqui.

Entendendo os Tipos de Investimentos

Poupança

Apesar de não considerar a poupança como uma boa forma de investimento não poderia deixar de citar esse investimento por ser algo tão popular.

A poupança é considerada o investimento mais tradicional e seguro. É o mais indicado para o investidor conservador, ou seja, aquele que não está disposto a correr riscos.

Abaixo segue um resumo desse investimento para sua melhor orientação.

 Poupança

Fonte: Meu Bolso Feliz

CDB

Um CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título de renda fixa emitidos por bancos. O investidor “empresta” uma quantia ao banco e recebe depois a quantia corrigida por juros. Nesse tipo de investimento existe a promessa de pagamento futuro do valor investido, acrescidos de juros.

CDB

Fonte: Meu Bolso Feliz

LCI

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) é um empréstimo que se faz a uma instituição. Os recursos do empréstimo serão destinados para financiar o setor imobiliário.

LCI

Fonte: Meu Bolso Feliz

Fundos de Investimentos

Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Isto é: os recursos de todos os investidores de um fundo de investimento são usados para comprar bens (títulos) que são de todos os investidores, na proporção de seus investimentos.

fundos de investimento

Fonte: Meu Bolso Feliz

Ações

Ação é um valor mobiliário, emitido por sociedades anônimas, que representa uma parcela do seu capital social.O proprietário de ações emitidas por uma companhia é chamado de acionista e tem status de sócio, tendo direitos e deveres perante a sociedade, no limite das ações adquiridas.

ações

Fonte: Meu Bolso Feliz

Títulos Públicos via Tesouro Direto

Os Títulos Públicos são emitidos pelo Governo Federal com o objetivo de captar recursos para o financiamento da dívida pública e das atividades governamentais (educação, saúde etc). O órgão responsável pela emissão e controle dos títulos, e pela administração da dívida mobiliária federal, é a Secretaria do Tesouro Nacional.

Há uma grande variedade de títulos públicos, cada um com características próprias em termos de prazos (vencimentos) e rentabilidade.

titulos publicos

Fonte: Meu Bolso Feliz

Depois de conhecer os principais tipos de investimentos disponíveis no mercado, você deve estar se perguntando… Qual Desses Investimentos é a melhor opção? Eu te respondo, depende. Você precisa levar alguns fatores em consideração antes de escolher algum desses investimentos. Sua tolerância a perdas, seu perfil de investidor, tempo e frequência com que você irá efetuar seus investimentos, entre outras coisas.

 Espero que você aproveite bem as informações contidas nesse artigo e agora consiga fazer melhor escolhas entres os diversos tipos de investimento.

Não deixe de comentar o que você achou do artigo, a sua opinião é muito importante para que possamos continuar trazendo conteúdos de qualidade e que venham suprir alguma necessidade.

Um forte abraço

Gostou? Marque 5 Estrelas!

Elmar Oliveira

Elmar Ricardo é empreendedor Digital e Consultor BI, começou sua vida profissional estagiando construindo sistemas, passando a analista de Sistemas de Business Intelligence. Se especializou nas ferramentas SAP e trabalhou muitos anos como consultor na área de TI. Hoje o Autor é empreendedor digital atuando em alguns nichos específicos. Investidor e Empreendedor, ajuda várias pessoas com dicas sobre finanças e mudanças de MindSet para investimentos.

Website: http://www.investidorinteligente.com.br

4 Comentários

  1. Olá, Elmar…

    Excelente Artigo, Concordo como você Elmar, esses realmente são os principais tipos de investimentos que devemos conhecer, adorei este artigo e estou aproveitando bastante….

    Parabéns! Elmar..

    • Obrigado pelos comentários Paulo. Espero que continue nos visitando e participando.
      Sucesso!!!

  2. Excelente Artigo, Realmente são esses principais tipos que devemos fazer para ter resultados positivos?

    • Obrigado pelo elogio. Realmente existem esses e outros tipos de investimentos bem interessantes para ser bons resultados no mercado de investimentos. O interessante é você pesquisar bastante e estudar aquilo que for melhor para você de acordo com o seu perfil de investidor.
      Sucesso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *