Porque Um Título de Capitalização Não é um Investimento?

Recentemente fiz um post na nossa fan page alertando nossos leitores sobre uma questão muito importante e que boa parte da nossa população brasileira desconhece. Muitos acham que adquirir um Título de Capitalização oferecido pelos bancos é um bom negócio mas nós do Investidor Inteligente temos outra opinião.

Um Título de Capitalização é uma economia programada de prazo definido, com pagamento único, em parcelas mensais ou periódicas. Durante a vigência do título, o consumidor tem direito de participar de sorteios e, no fim do prazo, resgatar parte ou a totalidade do dinheiro guardado.

Comprar um título de capitalização em outras palavras é a mesma coisa que pegar parte das suas economias e deixar o dinheiro parado durante um determinado tempo, deixando de aproveitar oportunidades de investimentos  e tendo seu dinheiro desgastado pela inflação.

Abaixo apresentamos as 5 principais razões pelas quais um Título de Capitalização não pode ser considerado um investimento.

1 – Título de capitalização é um tipo de jogo

titulo de capitalizacao

Quando falamos em investimentos sempre pensamos em produtos nos quais você possa investir seus recursos e o mesmo possa te dar um retorno acima da inflação. Esse produto pode variar de acordo com seu perfil de investidor.

Quando falamos em Títulos de Capitalização estamos falando simplesmente de um jogo. Nela o jogador pode reaver parte ou totalidade do dinheiro destinado ao produto. O jogador paga uma ou mais parcelas e ganha o direito de concorrer a sorteios de prêmios e produtos. Funcionam de forma semelhante a um bilhete de loteria. Existem uma série de desvantagens ao se adquirir esse produto que vamos explorar ao longo de artigo, mas a grande crítica que fica nesse primeiro ponto é, se um título de capitalização é um jogo, o mesmo não deveria ser vendido em um banco ou seguradora.

2 – Comprar um título costuma ser o mesmo que deixar dinheiro enterrado no seu quintal

cédula-do-dinheiro-posta-na-terra-55821120

Você sabe qual é a grande utilidade de se pegar uma boa quantia de dinheiro empacota-la e enterrar bem fundo no seu quintal? A não ser que você seja um traficante com muito dinheiro pra esconder da polícia a resposta é nenhuma.

Quando você compra um título de capitalização você está enterrando um dinheiro que poderia estar te rendendo bons dividendos. Existem diversos produtos no mercado que podem te dar um rendimento interessante, você como investidor deve fazer seu dever de casa e analisar cada um deles para não tomar uma decisão errada.

3 – Você pode ainda ter que pagar imposto de renda

imposto de renda

Além de ser um jogo onde você “concorre” a prêmios, ou seja, não há uma perspectiva de rendimento do seu dinheiro você ainda ao fazer o resgate do valor que pagou no produto ainda pode sofrer com a incidência do imposto de renda.

Existem uma série de aplicações financeiras isentas de imposto de renda, um exemplo são as Letras de Crédito Imobiliário (LCI). Se você não quer sofrer com a incidência do imposto de renda sobre seus investimentos sugiro que pesquise bem antes de adquirir algum produto.

No caso dos Títulos de Capitalização, caso você seja sorteado terá que pagar 25%  de IR na fonte sobre o valor do Prêmio.

4 – Seu dinheiro fica “parado”, e você é penalizado se resgatar antes do vencimento

Um dos grandes problema relacionados a Títulos de Capitalização está no fato de você ter o seu dinheiro literalmente “preso” durante um determinado período de tempo (geralmente há uma carência de 12 meses). Caso haja alguma necessidade por parte do usuário de se fazer o resgate antes do prazo estabelecido o valor resgatado não será integral, ou seja, você será penalizado por estar resgatando antes do prazo de vencimento.

Existem outras penalidades envolvidas como por exemplo, se você deixar de pagar 3 mensalidades o seu título fica suspenso, e enquanto estiver suspenso o titular não participa de nenhum sorteio.

5 – Existem Produtos Melhores Para Fazer Uma Poupança Forçada

A educação financeira é um problema grave no brasileiro como um todo. A grande maioria é indisciplinada com dinheiro e não faz qualquer tipo de controle. Algumas pessoas tentam usar os Títulos de Capitalização pra tentar fazer uma poupança “forçada”.  Se esse é o seu caso, saiba que existem melhores maneiras de se fazer esse tipo de poupança.

Existem fundos com carência, e papéis de renda fixa com pouca ou nenhuma liquidez, como debêntures, Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Recibos de Depósitos Bancários (RDB), que não podem ser negociados antes do vencimento.

Se você é uma pessoa que se esquece de separar um percentual do seu salário todo mês para fazer uma poupança, pode fazer uso de uma modalidade de investimento programada onde todo mês saíra da sua conta uma determinada quantia pre programada por você. Existem corretoras que fazem esse tipo de serviço, no site da maioria delas você pode investir em ações ou tesouro direto mensalmente de forma programada, sem que você tenha que se preocupar ou lembrar de fazer aquele investimento todo mês.

Conclusão:

Lembre-se: As instituições financeiras estão sempre pensando nos seus lucros e não nos interesses de seus clientes. Seja assertivo e não adquira esse produto.

titulos-de-capitalizacao2

Porque Um Título de Capitalização Não é um Investimento?
Gostou? Marque 5 Estrelas!

Elmar Oliveira

Elmar Ricardo é empreendedor Digital e Consultor BI, começou sua vida profissional estagiando construindo sistemas, passando a analista de Sistemas de Business Intelligence. Se especializou nas ferramentas SAP e trabalhou muitos anos como consultor na área de TI. Hoje o Autor é empreendedor digital atuando em alguns nichos específicos. Investidor e Empreendedor, ajuda várias pessoas com dicas sobre finanças e mudanças de MindSet para investimentos.

Website: http://www.investidorinteligente.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *