Como funciona o Mercado de Ações

Olá a todos!!!
Hoje vamos começar a nos aprofundar um pouco mais sobre os conceitos que envolvem o mercado de ações. É de vital importância o entendimento desses conceitos aliados é claro a uma mudança de Mindset.

O que é uma ação ?

o mercado de açõesPodemos definir uma ação como a menor fração de uma empresa. Quando você compra uma ação acaba se tornando sócio da empresa. Portanto é importante analisar bem os balancetes e histórico das empresas antes de comprar uma ação. Quando comecei a comprar ações era um problema sério pois os bancos e até alguns corretores te indicam as “ações quentes” do momento mas percebi com o tempo que algumas dessas indicações tinham mais a ver com interesses próprios do que atender ao cliente em si. Passei um tempo estudando e entendi que antes de comprar uma ação você precisa definir objetivos claros. Qual a sua meta ao comprar uma determinada ação? Com o objetivo definido é mais fácil saber quais ações são mais interessantes.

Tipo de Ação (PN, ON)

Quando falamos de ações podemos classificá-las de duas formas diferentes:

Ações Ordinárias (ONs) – Concedem direito a voto nas assembleias dos acionistas.
Ações Preferenciais (PNs) – Garantem ao acionista maior parte nos lucros distribuídos pelas empresas (mais conhecido como dividendos).

As ações PNs possuem maior liquidez que as ONs. O que isso significa? Que as ações do tipo PNs são mais fáceis de vender, você tem um retorno mais rápido se precisar se desfazer de alguma delas.

Como Comprar ou Vender Ações?

comprar e vender no mercado de açõesPara operar na bolsa é importante você se cadastrar em alguma corretora. Elas vão te representar na hora de uma compra e venda. Pesquise pois há boas corretoras no mercado.

O processo de compra e venda funciona da seguinte maneira:

Ao colocar sua ordem no Home Broker ou solicitar que sua corretora o faça, você entrará na fila do book de ofertas; Se sua ordem de compra for a um preço mais caro que a melhor oferta do lado vendedor, sua ordem sairá automaticamente (na quantidade disponível) ao preço do vendedor; O inverso é verdadeiro para ordens de venda;

Fazer investimentos traz algum custo, é importante você analisar se sua corretora cobra por algum tipo de serviço pois o lucro que você tiver com uma compra ou venda de algum ativo pode ir embora com uma taxa que você tenha que pagar. Fique atento a essa questão!!!
Alguns custos que você pode ter ao comprar e vender no mercado de ações são:
Corretagem: Taxa cobrada pela corretora para intermediar uma operação. Pode ser fixa ou variável, dependendo da corretora.
Custódia: Taxa mensal cobrada pelas corretoras e bolsa para armazenar títulos ou ações.
Emolumentos, Liquidação e Registro (P/ PF): Taxa fixa da BM&FBovespa. A taxa cobrada é de 0,0325% do volume da operação

Como Ganho com Ações?

É sempre bom lembrar que ações são um tipo de Renda Variável, ou seja, não existem garantias de nada. Recomendo sempre muito estudo, análise e consultas a especialistas no assunto antes de você tomar uma decisão de compra. Busque sempre se qualificar de forma que você tenha excelência em duas coisas: Educação Financeira e Gerenciamento de Riscos.
Saiba gerenciar riscos ao aplicar em qualquer tipo de renda variável. Basicamente em ações existem dois tipos de ganhos:
Ganho de Capital: Valorização das ações com o tempo.
Dividendos: Lucros distribuídos pela empresa para seus sócios.

Aspectos Comportamentais

É importante nos cercarmos com conhecimento técnico sobre qualquer tipo de investimento que estivermos interessados, mas não podemos deixar de fora um aspecto muito importante que é o próprio investidor.
Certamente se você já possui algum tipo de experiência no assunto, de tudo que falei anteriormente, nada foi novidade pra você mas mesmo assim seus resultados podem não estar sendo satisfatórios.
O investidor precisa se cercar de alguns cuidados, o aspecto comportamental é o principal fator para seu sucesso ou fracasso nesse ramo.
Jason Zweig tem uma frase que diz o seguinte:

“O Segredo do seu sucesso financeiro está em você mesmo. Se você se torna um pensador crítico que não acredita fielmente em todos os “fatos” de Wall Street e investe com confiança e paciência, pode tirar vantagens constantes até mesmo dos piores mercados de baixa. Ao desenvolver disciplina e coragem, você pode evitar que as variações de humor de outras pessoas governem seu destino financeiro.No fim das contas, o comportamento de seus investimentos é bem menos importante do que o seu próprio comportamento”

O Mercado se resume a emoções, o investidor constantemente vai se confrontar com sentimentos como ganância, medo, soberba, negação da realidade entre outros conflitos e sentimentos que podem afetar sua vida financeira de forma devastadora.

Ter o suporte de um coach financeiro é fundamental para se equilibrar nesse mar de emoções e contradições em que um investidor pode se encontrar.

A grande dica que deixo para aqueles que querem trabalhar seu mindSet financeiro para o sucesso é o curso Processo de Coaching Financeiro Online .
Processo de Coaching Financeiro  é um treinamento  online contempla de 6 a 10 sessões de acordo com a necessidade e desempenho do coachee (cliente) com duração média de 45 a 60 minutos por sessão. Ele aborda temas como se relacionar melhor com o dinheiro, aquisição de novos hábitos financeiros saudáveis, melhorar o seu controle, gerenciamento e planejamento financeiro, investir com segurança e inteligência, gerar renda passiva entre outros temas super relevantes para o seu sucesso. Uma excelente ferramenta para qualquer investidor.

Muitas pessoas querem ingressar nesse mundo de finanças mas possuem medos, inseguranças, desconfianças entre outras coisas. Não deixe de ler o artigo indicado abaixo para complementar seus conhecimentos.

Atenção

As suas crenças e o tipo de relação que você tem com o dinheiro podem determinar seu sucesso ou não nessa área.
Um forte abraço e até a próxima.

Como funciona o Mercado de Ações
Gostou? Marque 5 Estrelas!

Elmar Oliveira

Elmar Ricardo é empreendedor Digital e Consultor BI, começou sua vida profissional estagiando construindo sistemas, passando a analista de Sistemas de Business Intelligence. Se especializou nas ferramentas SAP e trabalhou muitos anos como consultor na área de TI. Hoje o Autor é empreendedor digital atuando em alguns nichos específicos. Investidor e Empreendedor, ajuda várias pessoas com dicas sobre finanças e mudanças de MindSet para investimentos.

Website: http://www.investidorinteligente.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *