Empreendedorismo: O Que vale mais, Estratégia ou Execução?

O que vale mais: Estratégia ou Execução?

Imagine uma partida de futebol disputada entre um time que joga sem tática nenhuma e outro com uma tática muito bem estruturada. No primeiro time, os jogadores formam um grupo no qual cada jogador joga por si, seguindo apenas o que vem da sua cabeça. Já no segundo time os jogadores formam uma equipe e compartilham da mesma tática há tempos, seguindo fielmente a mesma estratégia.

Mesmo que a equipe sem tática fosse formada por 11 “Messis”, acredito que dificilmente iria ganhar de um time estruturado taticamente, ainda que esse time fosse comprovadamente inferior.

A equipe dos 11 “Messis” poderia vencer algumas partidas?
Sim (até porque estamos falando de 11 Messis!), porém sem uma estrutura tática composta por estratégia e planejamento de jogo, dificilmente ganhariam o campeonato, faltaria justamente o mais importante: Consistência.

a estratégia é mais importante do que a execução?

Do que adianta ter os melhores jogadores do mundo ao seu favor se todos correm ao mesmo tempo em cima da bola? Sem uma tática definida, eles vão correr desorganizadamente, atrapalhando uns aos outros e se cansando de forma muito mais rápida. Podem até ter o mesmo objetivo, mas estarão agindo de modo errado para concretizá-lo.

E você na sua vida profissional, está jogando para ter vitórias ao acaso ou tem uma tática(no sentido de planejamento) para ganhar o campeonato?

É praticamente uma regra dizer que: Negócios que obtiveram sucesso duradouro e se prevaleceram como grandes marcas, tiveram uma consistência em resultados crescentes, uma rotina de sucesso. Tudo é sempre organizado e padronizado. Geralmente essas empresas automatizam ao máximo seus processos sendo em máquinas ou com os próprios funcionários, através das rotinas. Um bom exemplo disso é o atendimento em qualquer grande Fast Food onde nada é improvisado. Eles costumam seguir um script de atendimento baseado em perguntas e respostas e pronto, a mágica do atendimento em 3 minutos está feita!

a execução é mais importante do que a estratégia?

Diante disso podemos concluir que a estratégia é melhor que a execução? Não, não foi isso que quis dizer.

Agora partiremos do princípio de que a estratégia é mais importante do que a execução. Então me diga, o que se pode fazer apenas com uma estratégia, sem sua execução? Absolutamente NADA. Como muitos dizem por ai “O papel e o power point aceitam tudo”. Ou seja, você pode fazer o melhor planejamento do mundo e ter a melhor planilha do mundo que traça gráficos maravilhosos com lucros exponenciais para o seu negócio, mas se isso não for executado com eficácia os resultados planejados não vão vir.

O fato é que uma boa estratégia não vale de nada sem uma boa execução e uma execução tende a ter sua performance minimizada sem uma boa estratégia, um plano de ação. O erro está em pensar que essas etapas são concorrentes, quando na verdade são aliadas. Uma completa a outra.

Uma das formas que vejo de conciliar a estratégia com a execução é unindo no mesmo negócio dois tipos diferentes de empreendedores: o caçador e o fazendeiro. Aprendi esse conceito esse conceito de Mindset no treinamento Remindset, vale a pena conferir.

estratégia ou execução, o que é mais importante

Para finalizar separei uma frase muito bacana que descreve bem o que quis colocar neste artigo:
“Execução sem planejamento é gincana e planejamento sem execução é filosofia.”

Ótima semana a todos!

Faça parte da nossa comunidade de Empreendedores e receba nossas dicas sobre empreendedorimo, é totalmente gratuito!

Empreendedorismo: O Que vale mais, Estratégia ou Execução?
5 (100%) 1 vote

Hugo Oliveira

Hugo Oliveira é Empreendedor Digital, Produtor do Podcast Mindcast e dono do site ModeloMental.Net.BR. Acesse ModeloMental.Net.BR para mais informações.

Website: http://www.ModeloMental.Net.BR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *