4 Dicas Para Poupar seu Dinheiro

Crie Hábitos para Poupar seu dinheiro!

Nós brasileiros somos um povo um pouco imediatista, não temos bons hábitos com relação ao dinheiro. Aquilo que ganhamos nós imediatamente gastamos, como uma forma de nos recompensar, depois de um mês de trabalho duro. A grande questão é que desde pequenos, por influência de pessoas próximas, nossa relação com o dinheiro é ruim. Talvez quando criança você tenha ouvido frases do tipo: “Larga esse dinheiro menino e vá lavar as mãos porque o dinheiro é sujo”, “Dinheiro não traz felicidade”, “Todo Rico é Ladrão”,entre outras. A relação que você tem hoje com o dinheiro determina se o mesmo está ao seu lado ou não.

Existem outros casos onde as pessoas pensam em fazer alguma economia para realizar um grande sonho, mas as dificuldades do dia a dia minam suas forças e essas pessoas acabam se perdendo pelo caminho.

A proposta do nosso blog, além de ensinar sobre finanças e investimentos, é desafiar você a mudar seu Mindset com relação ao dinheiro. Com o objetivo de te auxiliar nessa jornada destacamos 4 dicas para poupar seu dinheiro.

1. Organize-se

Para realizar qualquer objetivo na vida, precisamos de algumas características, como determinação, foco e organização.

Para poupar e conseguir realizar aquele tão esperado e desejado sonho precisamos antes desenvolver uma boa capacidade de organização. Organize seus gastos, despesas, renda passiva, salário entre outras coisas. Não perca o controle sobre seus gastos.
Você precisa ter pleno conhecimento de quanto você ganha e quanto gasta, em princípio uma matemática simples mas que faz toda a diferença. Temos que ter conhecimento e controle dos nossos gastos, sem isso não tem como começar a pensar em poupar.
Dica: Uma vez que você sabe para onde vai o seu dinheiro, fica fácil saber por onde começar a poupar. Basta começar cortando gastos desnecessários.

2. Recebeu seu salário? Pague-se Primeiro

Não cometa um erro que boa parte das pessoas fazem, recebem seu salário, pagam todas as suas contas e, se sobrar alguma coisa, elas poupam. Parece estranho essa recomendação não é?

Geralmente quem está começando, primeiro paga todas as contas, gasta até com o que não precisa (você sabe realmente o que precisa) e só então pensa em guardar o que sobra.

Isso é errado!

poupar seu dinheiro

Uma grande lição é: pague-se primeiro!!!! Mesmo que você não tenha a disciplina necessária pra lançar todos os seus gastos em uma planilha e controlar cada centavo que gasta é extremamente importante você retirar um percentual do seu salário e fazer algum investimento.
Ou seja, primeiro você pega o valor que quer poupar, reserva e só então vai se concentrar em seus outros compromissos. O valor que você quer poupar deve vir sempre em primeiro lugar.
Como fazer isso?

Simples!

Se você seguiu o passo um, se organizou e agora sabe exatamente que gastos você pode eliminar. Esse dinheiro que você está economizando já é um bom valor para começar.

Lembre-se: Pague-se primeiro!

3. Poupe Independente do Valor

Não espere sobrar um dinheiro no mês para guardar um pouco. Guarde o dinheiro que puder, não importa o valor.

A ideia aqui é que você crie um hábito. Se acostume e que com isso, o ato de poupar dinheiro se torne cada vez mais presente e fácil para você. Até aquelas moedas que sobram do troco do ônibus, metrô ou da padaria, tenha um cofrinho em casa e diariamente coloque umas moedas lá. Esse simples ato já vai fazer com que sua mente trabalhe de forma diferente em relação ao dinheiro.

dica para poupar seu dinheiro

Com o tempo, você vai ver que não importa o quanto você começou poupando. Logo, logo, você vai se surpreender com o dinheiro que está conseguindo guardar todos os meses.

4. Mantenha Sua Meta de Poupar Sempre

Com o passar do tempo você com certeza vai gostar do resultado, vai perceber que esses pequenos ajustes no seu dia a dia com o dinheiro estão gerando frutos. Porém, é justamente nessa hora que você deve ficar atento pois poderá perder o foco.

Se você conseguir em um mês poupar mais do que esperava, no outro mês você não pode simplesmente deixar de poupar para “equilibrar”. Conseguir poupar mais do que você esperava em um mês deve ser motivo de comemoração e não de desculpa para se perder em seu compromisso.

Seja constante na sua meta de poupar seu dinheiro e conseguir atingir seus sonhos.


dicas para poupar seu dinheiro

Lembre-se, mantenha o foco e seja constante.

Um forte abraço!!!

Gostou? Marque 5 Estrelas!

Elmar Oliveira

Elmar Ricardo é empreendedor Digital e Consultor BI, começou sua vida profissional estagiando construindo sistemas, passando a analista de Sistemas de Business Intelligence. Se especializou nas ferramentas SAP e trabalhou muitos anos como consultor na área de TI. Hoje o Autor é empreendedor digital atuando em alguns nichos específicos. Investidor e Empreendedor, ajuda várias pessoas com dicas sobre finanças e mudanças de MindSet para investimentos.

Website: http://www.investidorinteligente.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *